Rory Gilmore Book Project #1 - O diário de Anne Frank

Editora: Record
ISBN: 8501044458

"Fortuna, fama, tudo podes perder, mas a felicidade do coração, ainda que por vezes esteja obscurecida, torna a vir enquanto viveres. Enquanto puderes erguer os olhos para o céu, sem medo, saberás que tens o coração puro, e isto significa felicidade." - Anne Frank.


Nota:  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Resenha:
Em 12 de junho de 1942, foi a primeira vez em que Anne escreveu no diário que havia ganho de presente de seus pais. Ainda livre, começou a relatar a vida de uma adolescente normal de 13 anos, suas angustias, amores, e seu dia-a-dia.  Mas de uma hora para outra, sua vida tranquila, foi virada de cabeça para baixo, quando foi obrigada a se esconder com sua família para fugir dos nazistas. Durante 2 anos, ela, seu pai, mãe e irmã, e mais 4 pessoas se esconderam em um anexo (uma pequena casa escondida) dentro do escritório onde seu pai trabalhava, onde alguns funcionários conhecidos da família os ajudavam a sobreviver.  
Durante o tempo em que passou no anexo secreto, Anne descreveu seu dia a dia naquele lugar, juntamente com sua família, com quem tinha um relacionamento complicado e turbulento, e com a família que estava se escondendo com eles, os Van Dan. Ela relatava também o medo constante de serem descobertos pelos militares e levados para os campos de concentração. quando fez 15 anos, começou a ter uma grande ligação com o filho da família Van Dan, por quem se apaixonou, e viveu um romance, relatando também em seu diário suas dúvidas e o despertar de sua sexualidade. Anne relatou o pânico de se viver em uma guerra, e mesmo assim seu diário está repleto de mensagens de força e esperança que ela mesma escrevia. Ela relatou tudo até o dia 01 de agosto de 1944. No dia 04 de agosto, a família foi descoberta e levada para os campos de concentração. 


Minhas impressões:
O livro me deixou em um estado de intensa reflexão após termina-lo, por conta da história de vida triste pela qual Anne passou, fiquei pensando na história horas e horas após ter terminado de lê-la. Mas posso garantir que o livro prendeu minha atenção desde o momento em que li a primeira página. Conforme ela ia descrevendo seu dia-a-dia, e contava sobre o que estava pensando, mais eu queria saber sobre como tudo acontecia no anexo. Anne queria ser jornalista e escritora, e se ela tivesse sobrevivido tenho certeza que ela teria sido uma escritora incrível, pois a forma como ela escrevia era cativante. Durante toda a leitura você se sente como uma amiga dela, como se ela estivesse contando os relatos para você (o leitor). 
Foi uma leitura incrível, de muita aprendizagem, que vou levar para a vida toda. Recomendo muito o livro, para qualquer idade!

Para quem se interessar, estarei deixando o link do site do anexo secreto ( que virou um museu) onde se pode fazer um tour pelo local onde Anne se escondeu com a família, e que foi deixado da mesma forma que era na época: AQUI.

Existe um filme de 2009, muito fiel ao livro, com o mesmo nome, que é interessante ser assistido logo depois de ler o livro, pois dá uma maior idéia do local e das condições onde tudo se passou. Deixarei o link do filme completo aqui para quem tiver interesse.

link para assistir ao filme:  O diário de Anne Frank



Espero que todos gostem!
Beijos e até a próxima!








<ahref="http://www.bloglovin.com/blog/12611749/?claim=vhm3yutgz5r">Follow my blog with Bloglovin</a>

22 comentários:

  1. É um livro que não tá na minha lista de super desejados, mas que eu lerei um dia.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  2. Estou louco para ler este livro. Minha professora de história sempre indica bastante, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Um amigo tem, se não me engano é a mesma edição que a sua, e tem umas ilustrações muito bacana mesmo.
    O mais triste é saber que foi uma história real né?

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Filipe, o livro é realmente muito triste, mas também é uma história repleta de mensagens de esperança, por isso tenho certeza de que quando vc ler, vai adorar! Essa edição é muito bonita mesmo, e tem fotos incríveis!

      beijos!

      Excluir
  3. Já tinha visto esse projeto e fico feliz que esteja participando. Estou sem tempo para fazer qualquer projeto como esse, porém, amo ler e achei legal. Faz tempo que estou a fim de ler esse livro e ainda não sei o motivo de não ter lido ainda.

    Obrigada pelo o comentário lá no blog e já estou seguindo :)

    http://agarotacomolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Daniela! ;)
      a história é muito envolvente e garanto que vc não irá se arrepender se ler! Que bom que conhece o desafio! Conheço poucas pessoas que conhecem!
      obrigada por estar seguindo o blog! fico muito feliz!

      beijos!

      Excluir
  4. Eu já li esse livro e fiquei com o mesmo sentimento, refletindo... É um triste relato ... Se ela vivesse, seria uma ótima escritora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um livro que nos faz refletir mesmo, mas de uma forma boa! =) Tenho certeza de que ela teria sido uma grande escritora mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  5. Já li esse Livro e fiquei extremamente emocionada com tudo, lembro de que ficava fazendo reflexões sobre como pessoas podiam fazer isso com as outras!!!
    Sempre que leio livros que são relatos fico assustada porque é difícil parar e pensar que um dia eles existiram e que aquilo havia realmente acontecido...
    Acredito que esse Livro deveria ser mais disponibilizado na escola para os alunos!
    Ótima resenha! ^^
    Beijoos e até!
    Sou do Blog: http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Amanda! fico muito feliz! Eu também fico pensando a mesma coisa quando leio relatos verdadeiros! E concordo plenamente sobre esse livro ser mais disponibilizado nas escolas! É uma leitura que todos devem fazer um dia!

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu vejo esse projeto em vários lugares e te garanto que mesmo sem conhecer direito, já devo saber os nomes dos livros hahaha esse com certeza é um dos melhores. Todo mundo fala sobre isso, tem aqueles documentários, filmes... a história é incrível!

    Beijos,
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Fernanda! ;) fico feliz que conheça o desafio! O livro é realmente incrível!

      beijos!

      Excluir
  7. Oi,
    Tenho vergonha de confessar que nunca li esse livro. Ele esta na minha lista a anos mais nunca crio coragem.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso Iris! xD isso acontece comigo com vários livros! Mas tenho certeza que um dia vc vai lê-lo, e vai adorar, tenho certeza!

      Beijos!

      Excluir
  8. Sou louca para ler este livro!! :)

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?fref=ts

    Big Kiss ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia-o! tenho certeza de que vai amar! ;)

      beijos!

      Excluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não tive tempo. Porém, sua resenha me deu ainda mais vontade. Pretendo adiantar a obra na lista de leituras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai adorar quando ler! Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      beijos!

      Excluir
  10. oieeee,
    Sou Alice, dona do blog My Running Thoughts. Estou te convidando para conhecer meu blog e uma banda nova que vc vai amar <3 Conto com sua ajuda! Ja te segui!! Se quiser seguir de volta... e assinar o canal deles no youtube...
    http://my-runningthoughts.blogspot.com.br
    https://www.youtube.com/channel/UCUYObG_iP-oK51KsNpNZhAg
    Beijooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Alice! fico muito feliz que esteja seguindo o blog! Irei com certeza escutar as musicas da banda!

      beijos!

      Excluir